Política Geral de Hospedagem

Para garantir o conforto, a segurança e o bom convívio entre todos, o Hotel do Baú estabelece as seguintes normas:

1 – Política Geral de Hospedagem – Hotel do Baú®
2 – Política de Check-in (Entrada), Check-out (Saída) e Reservas – Hotel do Baú
3 – Política de Cancelamento de Reservas – Hotel do Baú
4 – Política de Tarifas – Hotel do Baú
5 – Política de Pré-pagamento – Hotel do Baú
6 – Política de Modificação de Reservas – Hotel do Baú
7 – Política de Uso Consciente da Água e Sustentabilidade – Hotel do Baú
8 – Política de Hospedagem para Crianças – Hotel do Baú
9 – Política de Animais de Estimação – Pet Friendly – Hotel do Baú


1 - Política Geral de Hospedagem – Hotel do Baú®

Para garantir o conforto, a segurança e o bom convívio entre todos, o Hotel do Baú estabelece as seguintes normas:

- Fumo É proibido fumar dentro dos quartos, banheiros e áreas comuns, conforme a Lei Estadual nº 13.541/2009. Utilize apenas as áreas externas devidamente sinalizadas.

- Silêncio Após as 22h, o silêncio é obrigatório. O descumprimento pode resultar no cancelamento da hospedagem, visando o bem-estar coletivo.

- Cuidados e conservação Os hóspedes são responsáveis pela conservação dos quartos. Danos causados serão cobrados. Não é permitido guardar bicicletas, motocicletas ou itens inapropriados nos quartos. Evite desperdícios: desligue luzes, TV e torneiras ao sair do quarto, desperdícios e danos causados serão cobrados.

- Produtos de fora (Bebidas Alcóolicas e Alimentos Diversos) Não é permitido que seja consumido qualquer bebida ou alimento de fora na área comum do hotel (entrada, salão, estacionamento, bancos, café, bar e restaurante) ou utilização do frigobar para armazenamento.

- Objetos pessoais O Hotel não se responsabiliza por objetos ou valores esquecidos nas dependências. O Hotel do Baú não conta com cofres ou depósitos pessoais nas suas dependências.

- Pagamentos O pagamento parcial será solicitado no momento da reserva e o saldo restante, no momento do check-in (entrada) no Hotel do Baú. Demais despesas de consumo ou danos, serão cobradas no Check-out (saída), também no Hotel, não serão pedidos pagamentos fora essas questões. Evite golpes de terceiros, sempre confirme nas fontes oficiais.

- Patrimônio Móveis, roupas de cama, toalhas e utensílios são de uso exclusivo no Hotel. Qualquer dano ou extravio será cobrado. É proibido levar esses itens para fora das dependências do Hotel do Baú.

- Visitas externas Não é permitido receber visitas nos quartos ou em qualquer área privativa do hotel, apenas no salão, cafeteria e bar.

- Vestimentas É proibido circular pelas áreas comuns sem camisa, de roupas não apropriadas, de pijama, trajes de banho ou roupas íntimas.

- Lavagem de roupas (Serviço Terceirizado) Não é permitido lavar roupas ou sapatos nos banheiros. É proibido estender roupas em janelas, móveis ou sacadas. Também é proibido fazer uso de produtos químicos como tintura de cabelo, ou outros que possam danificar ou inutilizar as dependências do Hotel.

- Horários As áreas comuns funcionam das 06h às 22h, salvo exceções autorizadas pela coordenação. Em caso de mau tempo ou situações adversas, áreas podem ser temporariamente interditadas.

2 - Política de Check-in (Entrada), Check-out (Saída) e Reservas – Hotel do Baú

Para garantir uma estadia tranquila, segura e sem imprevistos, confira abaixo todas as orientações referentes ao seu processo de hospedagem:

Check-in (Entrada) - Horário: das 13h às 21h30 (Nova redação pela Portaria nº 28/2025 do Ministério do Turismo)

Documentos necessários: Para o Check-in (entrada), todos os hóspedes devem apresentar: * Documento oficial com foto: RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho; e * Preenchimento da FNRH (Ficha Nacional de Registro de Hospedes Dec.7.381/10): * Voucher da reserva: Mesmo com a confirmação em nosso sistema, recomendamos apresentar o comprovante impresso ou digital.

Viajando com crianças: * Crianças acompanhadas de ambos os pais: Devem apresentar certidão de nascimento ou documento similar válido, com foto; * Criança acompanhada de apenas um dos pais: Exige autorização assinada e autenticada do outro responsável. * Criança acompanhada por terceiros: São necessárias as autorizações autenticadas de ambos os pais ou do responsável legal – uma para viagem e outra para hospedagem. As exigências seguem o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), CNJ e TJSP.

É imprescindível respeitar essas normas para garantir o Check-in (entrada).

> Acesso ao quarto: Após o registro, a entrega preenchida da FNRH e pagamento da estadia, o hóspede recebe a chave do quarto e pode usufruir das instalações do hotel.

Check-out (saída) - Horário: das 06h às 10h. O fechamento da diária ocorre no momento da entrega da chave na recepção. A permanência após o horário de Check-out (Saída) resultará na cobrança de nova diária.

Caso ocorra atraso na chegada, avise com antecedência por telefone para evitar cancelamento automático.

A continuidade da hospedagem além do período reservado depende da disponibilidade do hotel.

Concedemos cortesia para crianças, conforme nossa [Política de Hospedagem para Crianças – Hotel do Baú]. Em caso de dúvidas, poderá ser solicitado documento comprobatório da idade.

Ao realizar a reserva, o hóspede declara estar ciente e de acordo com as normas internas do Hotel.

3 - Política de Cancelamento de Reservas – Hotel do Baú

Condições Gerais de Reserva:

A reserva é confirmada mediante pagamento antecipado de no mínimo 50% do valor do pacote. Reservas com pagamento antecipado serão mantidas por até 12 horas após o horário previsto de entrada, salvo se devidamente notificado e avisado anteriormente. Caso ocorra atraso na chegada, avise com antecedência por telefone/WhatsApp para evitar cancelamento automático. A continuidade da hospedagem além do período reservado depende da disponibilidade do hotel.

Ao realizar a reserva, o hóspede declara estar ciente e de acordo com as normas internas do Hotel.

Para fins de contagem, são considerados dias corridos, excluindo o dia da solicitação e incluindo o dia final do prazo.

Exemplo: Reserva feita em 10/06 para entrada em 22/08 → o cancelamento com 100% de reembolso pode ser solicitado até às 23h59 do dia 08/08.

- + de 14 dias - com mais de 14 dias de antecedência do check-in (entrada)
> Reembolso de 100% do valor pago, ou crédito integral para uso em até 12 meses.

- de 13 a 8 dias antes do check-in (entrada)
> Reembolso de 50% do valor pago, ou crédito integral para nova reserva dentro de 12 meses.

- de 7 a 2 dias antes do check-in (entrada)
> ✘ Sem reembolso, mas com direito a crédito integral para utilizar em até 12 meses.

- 48h antes do antes do check-in (entrada) ou no show (não comparecimento no dia)
> ✘ Sem reembolso e sem direito a crédito. No-show é considerado desistência sem aviso prévio. Saída antecipada - Em caso de saída antes do término da hospedagem
> ✘ Não há reembolso dos dias restantes.

Importante: Todos os pedidos de cancelamento devem ser formalizados por e-mail para reservas@hoteldobau.com.br.

Créditos são pessoais, intransferíveis e válidos por 12 meses a partir da data original da reserva.

4 - Política de Tarifas – Hotel do Baú

Nosso Conceito

O Hotel do Baú é classificado como hotel 1 estrela, oferecendo uma estrutura simples, prática e funcional, com foco em comodidade, limpeza, segurança e hospitalidade.

Somos a escolha ideal para quem busca um bom descanso com excelente custo-benefício, no centro de Santa Rosa de Viterbo.

Como funciona a classificação por estrelas de hotéis?
No Brasil, o Ministério do Turismo utiliza o SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem) para padronizar e informar os serviços oferecidos pelos hotéis.

A classificação vai de 1 a 5 estrelas, conforme os requisitos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade.

Para cada categoria, o hotel precisa atender a:
100% dos requisitos obrigatórios e 50% dos requisitos eletivos

O que significa um hotel ★ (1 estrela)
Um hotel 1 estrelas oferece acomodações simples, funcionais e acessíveis, com o básico para uma boa estadia. Exigências mínimas incluem:

- Recepção 12h por dia (acesso 24h por telefone/WhatsApp); - Serviço para guarda dos valores dos hóspedes (bagagem); - Banheiro privativo com no mínimo 2 m²; - Quarto com área útil mínima de 9 m²; - Troca de roupa de cama semanal; - Café da manhã disponível; - Ações sustentáveis (como economia de água e energia).

Ideal para quem busca comodidade, segurança e economia, sem necessidade de luxo ou serviços.

Categorias de Tarifas
Oferecemos três categorias de tarifas, que variam conforme o tipo de acomodação e os serviços disponíveis:

1. Tarifa Standard – Básica - Acomodação confortável, prática e econômica, com o essencial para sua estadia. Versão acessível para PNE.
> Quarto com banheiro privativo, armário com cabideiro, estação de trabalho (mesa e cadeira), ar-condicionado, TV, Wi-Fi e direito a estacionamento (1 veículo porte médio).
- Solteiro (2 camas de solteiro)
- Casal (cama box de casal padrão normal) Pode haver disponibilidade de: + cama extra (extra bed se disponível), e Ideal para quem busca economia e funcionalidade. 2. Tarifa Executiva - Acomodação confortável, prática e econômica, com o essencial para sua estadia. Versão acessível para PNE.
> Quarto com banheiro privativo, armário com cabideiro, estação de trabalho (mesa e cadeira), ar-condicionado, TV, Wi-Fi, frigobar e direito a estacionamento (1 veículo porte médio).
- Solteiro (2 camas de solteiro)
- Casal (cama box de casal padrão normal)
Pode haver disponibilidade de: + cama extra (extra bed se disponível), e Ideal para quem busca funcionalidade e requer uso do frigobar para armazenar remédios e comidas especiais. 3. Tarifa Master - Nossa acomodação mais completa, com vista e decoração diferenciada. > Quarto com banheiro privativo, armário com cabideiro, estação de trabalho (mesa e cadeira), ar-condicionado, TV, Wi-Fi, frigobar e direito a estacionamento (1 veículo porte médio). Apenas com cama de casal (cama box de casal padrão normal) Ideal para quem deseja uma experiência mais tranquila, exclusiva e confortável.

2. Tarifa Executiva - Acomodação confortável, prática e econômica, com o essencial para sua estadia. Versão acessível para PNE.
> Quarto com banheiro privativo, armário com cabideiro, estação de trabalho (mesa e cadeira), ar-condicionado, TV, Wi-Fi, frigobar e direito a estacionamento (1 veículo porte médio).
- Solteiro (2 camas de solteiro)
- Casal (cama box de casal padrão normal) Pode haver disponibilidade de: + cama extra (extra bed se disponível), e Ideal para quem busca funcionalidade e requer uso do frigobar para armazenar remédios e comidas especiais.

3. Tarifa Master - Nossa acomodação mais completa, com vista e decoração diferenciada.
> Quarto com banheiro privativo, armário com cabideiro, estação de trabalho (mesa e cadeira), ar-condicionado, TV, Wi-Fi, frigobar e direito a estacionamento (1 veículo porte médio).
Apenas com cama de casal (cama box de casal padrão normal) Ideal para quem deseja uma experiência mais tranquila, exclusiva e confortável.

5 - Política de Pré-pagamento – Hotel do Baú

Para confirmar sua reserva no Hotel do Baú, aplicamos uma política de pré-pagamento conforme o canal e o período da estadia:

- Reservas diretas (site ou na recepção)

É necessário o pagamento antecipado de 50% do valor total das diárias via depósito, cartão de débito ou crédito ou transferência bancária para confirmação da reserva.
O saldo restante será quitado no Check-in (entrada). Despesas extras (produtos ou serviços consumidos) deverão ser pagas no Check-out (Saída).

- Pacotes e feriados (Réveillon, Carnaval, Páscoa e feriados nacionais)

Para garantir a reserva, é necessário o pagamento antecipado de 100% do valor do pacote. A política de cancelamento segue os mesmos prazos das demais datas.

- Reservas por agências online ou sites parceiros ou convênio empresas

Será aplicada a política de pagamento informada no site utilizado para a compra. Em caso de dúvidas, recomendamos a leitura atenta dos termos antes da finalização.

❌ Saída antecipada
Não haverá reembolso ou crédito em caso de saída antes do término da reserva contratada.

6 - Política de Modificação de Reservas – Hotel do Baú

Qualquer alteração de data, número de hospedes, tipo de quarto, opção de camas, e quaisquer outro serviço, está sujeito a disponibilidade e possível diferença de tarifa. E somente será concedido se disponível.

Solicitações devem ser feitas com mínimo de 72 horas de antecedência do Check-in (entrada).
Em caso de alteração, não garantimos o mesmo tipo de quarto ou valor original da reserva.

Observações Importantes

As tarifas variam conforme o tipo de acomodação escolhida e a quantidade de pessoas.
< Para garantir a melhor tarifa, recomendamos consultar previamente nossas opções no momento da reserva.

7 - Política de Uso Consciente da Água e Sustentabilidade – Hotel do Baú

O Hotel do Baú tem compromisso com o Meio Ambiente.
O Hotel do Baú tem como compromisso oferecer uma hospedagem de qualidade, consciente e alinhada com os princípios de sustentabilidade definidos pelo SBClass – Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, especialmente nos critérios relacionados ao uso responsável dos recursos naturais e à valorização do meio ambiente e da cultura local. Nosso objetivo é garantir o bem-estar dos hóspedes hoje, sem comprometer o amanhã.

Uso Consciente da Água.
A água é um recurso essencial e escasso. Por isso, adotamos práticas que promovem sua economia e incentivamos nossos hóspedes a colaborarem com pequenas atitudes que fazem grande diferença:.

Medidas adotadas pelo hotel:.
- Monitoramento periódico de vazamentos..
- Jardinagem com plantas nativas e adaptadas ao clima local, que exigem menos irrigação..
- Troca de roupas de cama e banho sob demanda do hóspede (não automática)..
- Informativos nos quartos com orientações sobre consumo consciente..
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Regras e orientações para os hóspedes:.
- Recomendamos banhos breves (5 a 10 minutos) para evitar desperdício..
- Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes ou lavar o rosto..
- Solicite troca de toalhas apenas quando necessário (deixe no chão ou sinalize à camareira)..
- Avise imediatamente à recepção caso perceba vazamentos ou torneiras pingando..
- Evite lavar objetos pessoais com água corrente nos banheiros ou áreas externas. Outras ações sustentáveis do hotel:.
- Separação e destinação correta de resíduos recicláveis..
- Uso de produtos de limpeza biodegradáveis..
- Parceria com fornecedores locais e produtores da agricultura familiar..
- Prioridade ao uso de materiais de papel reciclado e impressão consciente..
- Consumo de energia monitorado e com foco em eficiência..
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Nosso convite ao hóspede.
Ao se hospedar no Hotel do Baú, você participa de um movimento coletivo de cuidado com o planeta. Pequenas escolhas durante sua estadia ajudam a preservar os recursos naturais, apoiar a economia local e construir um turismo mais humano e responsável..
Estamos abertos a sugestões e melhorias. A sustentabilidade só acontece com diálogo, consciência e respeito mútuo..
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Esta política está em conformidade com os critérios de Sustentabilidade Ambiental e Sociocultural do SBClass, reforçando nosso compromisso com a hospitalidade consciente e com o futuro da hotelaria brasileira..
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Em caso de dúvidas, sugestões ou solicitações especiais, fale com nossa recepção.

8 - Política de Hospedagem para Crianças – Hotel do Baú

Com o objetivo de oferecer a melhor experiência às famílias, o Hotel do Baú adota as seguintes diretrizes para hospedagem de crianças:

Para finalidade desta política, considera-se como idade, o período de tempo que decorreu desde a data de nascimento (registrado no documento) até uma data atual da entrada no quarto). É usualmente expressa em anos completos, sendo desconsiderados, meses e dias.

Crianças até 2 anos:
Cortesia, desde que acompanhadas por ambos os pais ou responsável legal constituído no mesmo apartamento. A criança deve utilizar a mesma cama dos responsáveis (sem cama extra).

Crianças de 2 à 6 anos e 11 meses:
Será cobrado 50% do valor da tarifa e desde que acompanhadas por ambos os pais ou responsável legal constituído no mesmo apartamento. Será oferecida cama extra (quando disponível), sem custo adicional.

Crianças a partir de 7 anos:
Será cobrado o valor integral (100%) da tarifa como adulto pagante, e desde que acompanhadas por ambos os pais ou responsável legal constituído no mesmo apartamento. Será oferecida cama extra (quando disponível), sem custo adicional.

IMPORTANTE E OBRIGATÓRIO

Para a hospedagem de crianças é OBRIGATÓRIO que:

- ESTEJA ACOMPANHADA DE AMBOS OS PAIS OU RESPONSÁVEL LEGAL; e
- COM autorização assinada e autenticada dos pais, ou do responsável legal.

Adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis legais, é necessário apresentar documentação autorizada, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Viajando com crianças:
- Crianças acompanhadas dos pais: Devem apresentar certidão de nascimento ou documento similar válido.
- Criança acompanhada de apenas um dos pais: Exige autorização assinada e autenticada do outro responsável.
- Criança acompanhada por terceiros: São necessárias duas autorizações autenticadas – uma para viagem e outra para hospedagem.

As exigências seguem o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990).
É imprescindível respeitar essas normas para garantir o Check-in (entrada), a falta destes documentos acarretará no impedimento da entrada e sem devolução das tarifas, pois foi devidamente cientificado da legislação vigente.

9 - Política de Animais de Estimação - Pet Friendly – Hotel do Baú

Prezamos pelo bem-estar, segurança e conforto de todos os nossos hóspedes. Por isso, informamos que:

O Hotel do Baú não é compatível com a hospedagem de animais, não é pet friendly.

Não é permitida a entrada ou permanência de animais de estimação em nenhuma área do hotel, incluindo quartos, recepção e áreas comuns.

Exceção Legal – Cães-Guia

De acordo com a Lei nº 11.126/2005, é obrigatória a aceitação de cães-guia que acompanham pessoas com deficiência visual. No entanto, para garantir o bom convívio e a segurança de todos, aplicam-se as seguintes condições:

Regras para a hospedagem de cães-guia:
- Será cobrada uma taxa por pet, por diária
- É permitida a hospedagem de até 1 pet por apartamento
- O pet poderá circular apenas nas áreas externas e dentro do quarto, sempre com guia e acompanhante.
- É proibida a circulação do pet nas áreas sociais do hotel.
- O pet deve estar tratado contra pulgas e outros parasitas.
- No momento do Check-in (entrada), deve ser apresentada a carteira de vacinação atualizada. Sem ela, o Check-in (entrada) não será efetuado.
- O hóspede deve garantir que o pet seja o mais silencioso possível, evitando incômodos a outros hóspedes.
- É obrigatório recolher as fezes e zelar para que o pet não urine nas dependências internas do hotel.
- Caso o hóspede descumpra essa obrigação, será cobrada uma taxa especial de limpeza.
- O pet deverá ter seu próprio tapetinho higiênico no quarto.
- O uso de itens do enxoval do hotel (lençóis, toalhas, cobertores, edredons, travesseiros, pratos, copos etc.) é proibido para uso do pet. O hóspede deve providenciar esses itens por conta própria.
- O pet deve estar sempre na guia, independentemente de ser manso.
- A limpeza do quarto só será feita na presença do hóspede, caso o pet esteja no local.
- Qualquer dano ao mobiliário ou tecidos do apartamento será de responsabilidade do hóspede e deverá ser ressarcido integralmente, conforme avaliação da administração.
- A alimentação do pet é de total responsabilidade do hóspede.
- O descumprimento das regras poderá resultar na não aceitação do pet em futuras hospedagens.

Legislação relacionada:
Lei nº 11.126/2005 – Direito de acesso com cães-guia
Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990)
Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998)

Em caso de dúvidas, nossa equipe está à disposição para prestar esclarecimentos. Agradecemos a compreensão e colaboração.